sexta-feira, 27 de julho de 2012

OFICINA RELEASE BALLET COM LOURENÇO HOMEM

O 4º Festival Amazonas de Dança começa com a oficina de Release Ballet que será ministrada por Lourenço Homem nos dias 30,31 de julho e 01,02 e 03 de agosto na UEA da Leonardo Malcher,Centro.Nos horários de 09 da manhã até as 17H, dividido em quatro turmas.

Lourenço Homem, brasileiro, nascido em São Paulo, bailarino profissional, teve o início de sua carreira aqui no Brasil e, devido à dança, morou 14 anos na Alemanha, todo esse sacrifício foi para aprimorar suas técnicas de dança e realizar seus sonhos, um deles é transformar crianças carentes em bailarinos profissionais para, assim, retribuir a sociedade com um pouco de sua arte.

A técnica se baseia na aula clássica, pegando como base também elementos da técnica moderna como: curva, espiral, release e suspensão entre outros, que serão introduzidos na barra.
A aula começa no chão com alguns exercícios de release, acompanhada após de uma sequencia de yoga.
Será falado muito sobre respiração, por isso a combinação de yoga.
A idéia á respeito da musica é: musica clássica na barra e musica moderna no centro.
A intenção é pegar a técnica clássica como base e dar a ela uma qualidade contemporânea, resultando assim em um movimento fluído.

A oficina faz parte da programação acadêmica do 4º Festival Amazonas de Dança.É uma realização do Governo do Estado do Amazonas através da Secretaria de Estado de Cultura e dos Profissionais de Dança do Amazonas-APRODAM, Universidade do Estado do Amazonas-UEA e FUNARTE.

Inscrições e Informações: No Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro,Sambódromo,Av.Pedro Teixeira s/n.Pelo fone 3232-2440 ou pelo emai:fc.liceu@hotmail.com.


segunda-feira, 23 de julho de 2012

FICHA DE INSCRIÇÃO DA MOSTRA PARALELA II DO 4º FAD 2012

FICHA DE INSCRIÇÃO DA MOSTRA PARALELA II DO 4º FAD 2012
CLICK NO LINK  E VEJA.
http://www.slideshare.net/slideshow/embed_code/13731980

REGULAMENTO DO 4º FESTIVAL AMAZONAS DE DANÇA-FAD 2012

REGULAMENTO 4º FESTIVAL AMAZONAS DE DANÇA

O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura, e a APRODAM tornam público a abertura das inscrições para o 4º Festival Amazonas de Dança, objetivando a seleção de projetos para exibição de espetáculos de dança (conforme as categorias estabelecidas nos parágrafos 1º e 2º do art. 4º), dividido em Mostra Principal, Mostra Paralela 1 e 2, Mostra nas Escolas (conforme estabelecido no Art. 6º), realizando o fomento e a difusão de produção desta expressão artística, nos termos do regulamento a seguir.

DA SEDE E PERÍODO, DOS OBJETIVOS E DA HOMENAGEM
Art. 1º - O 4º Festival Amazonas de Dança – FAD será realizado na cidade de Manaus (AM), no período de 05 a 11 de Agosto de 2012, tendo como palco para as apresentações o Teatro Amazonas, Teatro da Instalação e espaços alternativos;

Art. 2º - Os Objetivos do Festival Amazonas de Dança - FAD são: I – Valorizar a produção artística de espetáculos de dança; II – Estimular o surgimento e a afirmação de novas expressões artísticas; III – Estimular a pesquisa teórica e prática da linguagem da dança; IV – Estimular a formação de novas plateias para a dança; V – Sensibilizar as lideranças da comunidade para a importância cultural do evento buscando seu prestígio e participação; IV – Realizar apresentações, workshops, seminários, oficinas e convivências destinados a professores e profissionais da dança e ao público em geral.

Art. 3º - O Festival Amazonas de Dança - FAD homenageará uma personalidade local de alta significação para a expressão desta arte no estado do Amazonas e ainda escolherá o (a) Presidente de Honra dentre artistas destacados em nível nacional e internacional;

DAS INSCRIÇÕES
Art. 4º - Poderão inscrever-se no Festival Amazonas de Dança – FAD, artistas individuais, grupos ou companhias de Dança com trajetórias e atividades contínuas nas áreas de dança, que serão avaliados por uma comissão de seleção na forma deste regulamento;

Parágrafo 1º - Das técnicas: clássica, moderna, jazz, sapateado, dança de salão, danças urbanas.

Parágrafo 2º - Das linguagens: dança contemporânea, performances, intervenções, linguagens do corpo.

Parágrafo 3º – O Festival Amazonas de Dança contemplará artistas, grupos ou companhias de dança da Região Norte, que serão avaliados por uma comissão de seleção na forma deste regulamento.

Parágrafo 4º - O artista, grupo ou companhia de dança da Região Norte contemplado para participar do Festival Amazonas de Dança deverá custear passagens, hospedagens e alimentação durante sua estada no Festival.

Art. 5º - As inscrições serão realizadas mediante o envio e apresentação dos seguintes documentos e materiais midiáticos:
I - Currículo do espetáculo e do grupo, contendo o nome do responsável com sua respectiva função, endereço, telefones para contato e e-mails;
II - Projeto do espetáculo a ser apresentado;
III – CD room com 05 (cinco) fotos do espetáculo para divulgação, com no mínimo de resolução de 300KB;
IV - Preenchimento adequado da ficha de inscrição com todos os dados do elenco (ficha técnica do espetáculo e do grupo ou companhia);
V - A mídia DVD, contendo a gravação do espetáculo na íntegra (sem cortes e sem edição), para análise da comissão de seleção.
VI – Necessidades técnicas básicas de operação de montagem do espetáculo no palco, contendo as recomendações sobre iluminação, sonorização, projeção, cenografia e adereçagem a serem compartilhadas entre os espetáculos programados para apresentação na mesma data;

Parágrafo 1º – Os projetos de espetáculos inscritos poderão ser indeferidos caso não sejam adequados aos espaços oferecidos pelo Festival ou o artista, grupo ou companhia deixe de cumprir as formalidades documentais previstas no regulamento, e ainda as que utilizarem animais, objetos ou quaisquer recursos materiais que possam colocar em risco a segurança dos artistas, do público e das dependências dos locais de sua apresentação.

Parágrafo 2º – Para a Mostra Paralela 2 as inscrições serão realizadas na sede da APRODAM somente pelo preenchimento da ficha de inscrição.

Art. 6º - Os espetáculos deverão ter a duração:
a) Mostra Principal, Mostra Paralela 1 e Mostra nas Escolas: de 30 a 45 minutos;
b) Mostra Paralela 2: 05 minutos. Parágrafo 1º – Serão apresentados 02 (dois) espetáculos de artistas, grupos ou companhias diferentes na programação de cada noite da Mostra Principal no Teatro Amazonas, os quais estarão sujeitos aos devidos ajustes técnicos e operacionais dentro da disponibilidade de equipamentos de iluminação e som oferecidos pelo Festival.

Parágrafo 2º – Na Mostra Paralela 1 serão apresentados 03 (três) espetáculos no Teatro da Instalação, sendo 01 (uma) apresentação por dia;

Parágrafo 3º – Na Mostra nas Escolas serão apresentados 03 (três) espetáculos em escolas públicas estaduais, sendo 01 (uma) apresentação por dia;

Parágrafo 4º – Na Mostra Paralela 2 serão apresentados até 30 (trinta) grupos com coreografias em 01 (um) dia de apresentação no Teatro da Instalação;

Art. 7º - Cada artista, grupo ou companhia de dança tem direito a inscrever somente 01 (um) espetáculo para o Festival;

Art. 8º - As coreografias inscritas não precisam ser inéditas;

Art. 9º - O presente regulamento e a ficha de inscrição podem ser encontrados no site www.culturamazonas.am.gov.br, mas a efetivação da inscrição seguirá as condições contidas neste regulamento;

Art. 10º - As inscrições para o Festival Amazonas de Dança deverão ser feitas no período de 23 a 27 de julho de 2012, na Secretaria de Estado de Cultura, Av. Sete de Setembro, nº 1546 (anexo do Centro Cultural Palácio Rio Negro) – Tel (92) 3232-7797, nos dias úteis das 8h às 12h e das 13h30 às 17h;

Parágrafo 1º – As propostas com as inscrições deverão ser entregues no endereço acima. As inscrições efetuadas pelo correio de deverão ter a data de postagem até o último dia de inscrição.

Parágrafo 2º – A Coordenação não se responsabiliza pelo extravio ou por eventuais atrasos na entrega das correspondências. Art. 11º - Conforme LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993, cada artista, grupo ou companhia selecionado assinará um Termo de Compromisso com a Coordenação do Festival, para a realização de uma oficina, com duração de duas horas, na semana posterior ao Festival, nos Centros de Convivência da Secretaria de Estado de Cultura.

Parágrafo Único - O artista, grupo ou companhia selecionado que não realizar a oficina, será impedido de participar das próximas edições do Festival Amazonas de Dança - FAD por 02 (dois) anos.

DA SELEÇÃO
Art. 12º - Os espetáculos inscritos serão escolhidos por uma curadoria de seleção, composta por 05 (cinco) profissionais de renome na dança, no período de 30 a 31 de julho de 2012, tendo como critérios de avaliação a qualidade técnica, o conteúdo artístico, a criatividade e o conteúdo original dos espetáculos inscritos; qualidade de movimentos, figurino, roteiro, concepção e adequação técnica dos espetáculos aos espaços disponibilizados pelo Festival.

Art. 13º - A Curadoria de Seleção terá a seguinte composição:
I - 01 Profissional desta modalidade artística convidado, escolhido em Assembléia pelos Profissionais de Dança do Amazonas;
II - 01 Profissional desta modalidade artística convidado de outra região do Brasil;
III - 01 Profissional desta modalidade artística, representante da Secretaria de Estado de Cultura, através do Liceu de Artes e Ofícios do Amazonas ou da Companhia de Dança do Amazonas – CDA; IV - 01 Profissional desta modalidade artística, representante da APRODAM;
V - 01 Profissional desta modalidade artística, representante da UEA.

Parágrafo 1º - A Curadoria é soberana em suas decisões, não cabendo recursos.

Parágrafo 2º - Será indeferido o projeto de espetáculo onde qualquer dos participantes mantenha vínculo familiar e correlativo até terceiro grau com qualquer um dos membros da Curadoria.

Art. 14º - A organização divulgará através do site www.culturamazonas.am.gov.br a lista dos selecionados no dia 01/08/12.

DAS APRESENTAÇÕES
Art. 15º - Cada artista, grupo ou companhia selecionado assinará um Termo de Compromisso com a Coordenação de Festival para a apresentação do espetáculo selecionado;

Art. 16º - Os espetáculos selecionados deverão apresentar autorização dos órgãos responsáveis por direitos autorais ou do coreógrafo, com assinatura reconhecida em cartório até 5 (cinco) dias após o anúncio da curadoria. Sendo que cada artista, grupo ou companhia fará uma única apresentação dentro da programação do Festival Amazonas de Dança.

DAS CONDIÇÕES TÉCNICAS
Art. 17º - O Teatro Amazonas disponibilizará ao artista, grupo ou companhia os seguintes equipamentos: I – Sonorização:
a) 4 Caixa Acústica Ativa 300W TSA 420
b) 3 Caixa Acústica Passiva 300W TS 420
c) 6 Caixa Acústica Alive 306A
d) 2 Caixa Acústica Sub Grave 200W PSW212
e) 1 Caixa de Medusa 36 Conec em aço BSMED36 1 SAI
f) 1 Equalizador Feeoback Pro FBQ2496
g) 1 Mesa de Som Digital 32 canais LS9 YAMAHA
h) 4 Microfone sem fio SLX2/SM58
i) 5 Microfone com fio vocal D5
j) 5 Microfone HETADSET PW SSET 45 AKG
k) 1 Rack Periférico
l) 1 CDJ PIONEER
m) 8 Microfone Shure Modelo 8900

II - Iluminação:
a) Mesa de luz digital Compulite;
b) 140 canais de 2Kw;
c) 02 Elipsoidal ETC de 19º;
d) 06 Elipsoidal ETC de 26º;
e) 12 Elipsoidal ETC de 36º;
f) 06 Elipsoidal ETC de 50º;
g) 30 Elipsoidal Strand de 1.000W, sem Íris;
h) 18 Fresnel Strand de 1.000W;
i) 10 Plano Convexo de 1.000W;
j) 16 Setlight de 1.000W;
k) 80 Refletores par 64;
L) Maquina de fumaça

III - Cortinas (Fechamento da caixa cênica): a) 05 pares de pernas; b) 06 bambolinas; c) 01 rotunda branca; d) 02 rotundas pretas; e) Linóleo preto e cinza d) Linóleo preto e branco IV - Palco: a) Largura de boca de cena: 10,5m; b) Altura de boca de cena; 6,70m; c) Altura do urdimento: 14m; d) Profundidade a partir da boca de cena: 10,3m; e) Procênio (incluindo elevador do fosso da orquestra): 5m x 12m. Parágrafo 1º:
O Teatro está equipado com 29 varas cênicas, com manobras manuais, das quais 05 são de iluminação cênica e as demais são divididas para cenários, pernas, rotunda e bambolinas.

Parágrafo 2º: A operação técnica dos equipamentos de sonorização e iluminação será de responsabilidade dos técnicos designados pelo artista, grupo ou companhia, com o acompanhamento dos técnicos especializados da Secretaria de Estado de Cultura.

Art. 18º - O Teatro da Instalação disponibilizará ao artista, grupo ou companhia os seguintes equipamentos: I – Sonorização: a) Mesa de som Machie de 12 canais; b) Duas caixas de som Gemini (P.A); c) Duas caixas de som Spike (retorno); d) Aparelho de CDJ II - Iluminação: a) 22 refletores fresnell de 1000w/ 220v b) 07 refletores PC (Plano convexo) 1000w / 220v c) 05 elipsoidal 1000w / 220v d) 01 rack de iluminação com 12 canais e) 01 mesa de luz pra 32 canais. III - Cortinas (Fechamento da caixa cênica): a) 02 pares de pernas; b) 03 bambolinas; c) 01 rotundas pretas; d) Linóleo preto IV - Palco: a) Largura de boca de cena: 8,0 m; b) Altura de boca de cena; 4,50 m; c) Profundidade: 7,50 m;

Parágrafo Único: A operação técnica dos equipamentos de sonorização e iluminação será de responsabilidade dos técnicos designados pelo artista, grupo ou companhia, com o acompanhamento dos técnicos especializados da Secretaria de Estado de Cultura.

Art. 19º - Responsáveis Técnicos do Festival: VALCIENY FARIAS Tel: (92) 3622-0614 / 3631-3057 / 9116-9361 E-mail 1: ctp@culturamazonas.am.gov.br E-mail 2: cienyfarias15@gmail.com DANIEL BAIMA Tel: (92) 3622-1880 ramal 26 / 9116-7426 E-mail 1: danielbaima26@gmail.com E-mail 2: baimamp@hotmail.com

DA RESPONSABILIDADE PELA PRODUÇÃO DO ESPETÁCULO

Art. 20º - Após o período de confirmação da participação no Festival Amazonas de Dança - FAD, caso venha ocorrer por motivo de qualquer natureza o cancelamento da apresentação do espetáculo por parte do artista, grupo ou companhia selecionado, este será automaticamente impedido de participar do Festival pelo período de 2 (dois) anos;

Art. 21º - Qualquer modificação quanto ao elenco e equipe técnica do espetáculo participante do artista, grupo e companhia deverá ser imediatamente informado à Coordenação do Festival Amazonas de Dança - FAD até, o prazo máximo de 05 (cinco) dias antecedentes ao início do Festival, em conformidade com os dados da Ficha de Inscrição;

Art. 22º - O artista, grupo ou companhia inscritos no Festival Amazonas de Dança - FAD que contarem, entre seus integrantes, pessoas menores de 18 (dezoito) anos, deverão portar e apresentar à Coordenação, a competente autorização dos pais ou responsáveis e do Juizado de Menores no dia de apresentação;

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 23º – O artista, grupo ou companhia selecionados e convidados, bem como seus componentes, concordam, ao se inscreverem, em ceder à Secretaria de Estado de Cultura o direito de uso de imagem, em caráter definitivo e gratuito, no país ou exterior, em relação às fotos ou filmagens realizadas durante o evento, para utilização sem fins lucrativos;

Art. 24º – O artista, grupo ou companhia, elenco e técnicos que participarem do Festival Amazonas de Dança - FAD receberão Certificados de Participação, bem como aqueles que participarem das oficinas e palestras realizadas no evento;

Art. 25º – O Festival Amazonas de Dança - FAD pagará um cachê artístico por apresentação no valor bruto de R$ 8.000,00 (oito mil reais) para Mostra Principal, R$ 1.742,00 (hum mil, setecentos e quarenta e dois reais) para Mostra Paralela 1 nos espaços da Secretaria de Estado de Cultura, e R$ 1.560,00 (hum mil, quinhentos e sessenta reais) para Mostra nas Escolas; a Mostra Paralela 2 não oferece cachê artístico. Parágrafo único – O pagamento do cachê artístico será efetuado mediante nota fiscal de Pessoa Jurídica (análise do jurídico);

Art. 26º – O artista, grupo ou companhia selecionado para apresentação no Festival Amazonas de Dança, deverá apresentar a autorização de encenação do espetáculo por parte dos autores coreográficos e musicais, assim como o comprovante de recolhimento das taxas correspondentes junto aos órgãos representativos dos direitos autorais;

Art. 27º – Fica eleito o foro da cidade de Manaus, como competente para dirimir eventuais dúvidas e questões a respeito da interpretação e aplicação do presente Regulamento;

Art. 28º – O ato da inscrição implicará na aceitação por parte dos interessados das normas e condições estabelecidas neste Regulamento;

Art. 29º – Os casos omissos neste regulamento serão apreciados e solucionados pela Comissão Organizadora do Festival Amazonas de Dança, não cabendo recurso das decisões.

Manaus, 20 de Julho de 2012.

ROBÉRIO DOS SANTOS PEREIRA BRAGA Secretário de Estado de Cultura

MÔNICA DE SOUZA LOUREIRO Presidente da APRODAM


DISPONÍVEL EM :
http://www.culturamazonas.am.gov.br/

quinta-feira, 19 de julho de 2012

4º FESTIVAL AMAZONAS DE DANÇA EM AGOSTO!

EDITAL DE ELEIÇÃO PARA AS ENTIDADES/ASSOCIAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA O CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA - 2012

O Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura por seu órgão colegiado, o Conselho Estadual de Cultura, com fundamento no Decreto Nº 25.939, de 19 de junho de 2006, torna público para conhecimento dos interessados o EDITAL DE SELEÇÃO, CONVOCAÇÃO E
ELEIÇÃO de entidades/associações para participarem e integrarem o Conselho Estadual de Cultura aprovado em sessão do Conselho Estadual de Cultura em 19 de abril de 2012.


5. DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA INSCRIÇÃO

5.2. Do Candidato:

5.2.1 No ato da inscrição o candidato deverá apresentar a Comissão de Eleição do Conselho, os documentos a seguir:

a.       Requerimento individual datado e assinado, solicitando a inscrição para concorrer a vaga ao Conselho Estadual de Cultura;

b.      Cópia do RG e CPF; e,

c.        Curriculum.
FASES
DATA
Inscrição da entidade/associação na Secretaria de Cultura
04 de maio a 22 de junho de 2012
Resultado das entidades/associação aptas a participarem do processo de eleição
Até 29 de junho de 2012
Período para as entidades entregarem o acordo à Comissão Organizadora de Eleição, se for o caso.
02 a 09 de julho de 2012
Período de inscrição dos candidatos à vaga na sede do Conselho Estadual de Cultura
16 a 23 de julho de 2012
Realização das eleições
01 à 18 de agosto de 2012


CONVOCAÇÃO DAS ENTIDADES ELEIÇÃO PARA AS ENTIDADES / ASSOCIAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA O CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA – 2012

CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA

ELEIÇÃO PARA AS ENTIDADES / ASSOCIAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA O CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA – 2012

CONVOCAÇÃO DAS ENTIDADES

De acordo com o Resultado da Análise Documental, a Secretaria de Estado de Cultura / Conselho Estadual de Cultura CONVOCAM as Entidades / Associações APTAS para processo de Eleição do Conselho Estadual de Cultura, conforme cronograma estabelecido em Edital.
ASSOCIAÇÃO / ENTIDADE APTAS PARA O PROCESSO DE ELEIÇÃO
ÁREA
Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas - ALCEAR Literatura
Associação Difusão Amazonas – Coletivo Difusão Projetos Especiais
Associação dos Profissionais de Dança do Amazonas – APRODAM Dança
Associação Movimento Bumbás de Manaus - AMBM Folclore
Clube Administrativo Esporte e Cultura - CAEC Cultura Popular
Instituto Juventude Responsável de Tecnologia, Pesquisa e Cultura Amazônica. Projetos Especiais


O período para a entrega de ACORDOS entre entidades / associações APTAS à concorrer à mesma área, será de 02 a 09 de julho de 2012.

Manaus, 29 de junho de 2012.


DISPONÍVEL EM : http://www.culturamazonas.am.gov.br/noticia.php?xcod=9258

quarta-feira, 11 de julho de 2012

ROTEIRO PARA DIAGNÓSTICO SETORAL DO DESENVOLVIMENTO PROJETO MINC-UFBA


RESPONSAVEL PELA APRESENTAÇÃO DOS DADOS DO DIAGNÓSTICO SETORIAL



Nomes:

Telefones:

E-mails:

Cargo:

Fontes de Pesquisa:



1.BREVE CARACTERISTICA  DO SETOR CULTURAL


1-Como está organizado o setor?

2- Descrição dos grupos culturais ou artistas envolvidos no setor:

3- Espaço e equipamentos onde são realizadas atividades culturais do setor e os respectivos contatos dos responsáveis.

Teatro Amazonas, Teatro da Instalação, Teatro José Lindoso, Teatro La Salle, Teatro Direcional, Teatro Jorge Bonates, Centro Cultural Povos da Amazônia, Centro Cultural Largo São Sebastião, Teatro Aldemar Bonates, Teatro Comandante Ventura, Cine-teatro do C.C.F. Padre Vignola.

4- Calendário de eventos ( encontros, seminários, simpósios, conferencias, festivais etc.) específicos para atividades do setor, informando quais são seus objetivos e período de realização.

v  (Modama- Mostra de Dança de Manaus) Iniciativa da escola Corpo em Movimento em parceria com SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA E APRODAM.

v  Festival Amazonas de Dança-FAD. SEC, APRODAM.

v  Cena de Dança, SEC, APRODAM.

v  Jornada do profissional da dança- ESAT-UEA, APRODAM.

v  MOVA-SE.

v  Festival de Dança Galo da Serra.

v  Feudan.

v  Amazon Fest Dance.

v  Festival Marquesiano.

v  Festival Folclórico do Amazonas.

v  Concerto de Natal,





2. INFRAESTRUTURA



2.1- Há espaço destinados para a pratica de atividades culturais do setor?  Se positivo, descreva, qualitativamente, como estes espaços estão estruturados e quais as condições atuais dos mesmos, enfatizando: localização, horário, de funcionamento, manutenção dos espaços, etc.



2.2- Esses espaços oferecem recursos de acessibilidade tais como: acessibilidade física para cadeirantes acesso a informações, mediação para o publico com deficiências, etc.



2.3- Quais são as necessidades de espaços físicos para a prática de atividades  culturais do setor?







3. GESTÃO CULTURAL E PARTICIPAÇÃO SOCIAL



3. 1 – O setor cultural foi representado nas conferencias  municipais, estaduais e ou nacionais  da cultura? Em caso afirmativo, em quais anos foram realizados essas conferencias e quais deliberações  e resultados alcançados  até o momento?



I Conferência Municipal de Cultura 2004

II Conferencia Municipal de Cultura 2009

I conferencia Estadual de cultura- 2009

II Conferencia Nacional



3.2 – O setor possui ou participa de fóruns organizados de cultura? Em caso afirmativo, informe quais são esses fóruns, onde acontecem e os principais temas trabalhados?

Conselho Municipal de Cultura

Conselho Estadual de Cultura

Iº seminário de revisão critica da dança realizado em 2004 realizada em pasceria entre SEC, APRODAM onde se pactuou pela criação de editais; para a distribuição de Pautas nos espaços da Sec, de editais para premiação de projetos de pesquisa a poio a produção e a circulação de espéculos de dança, e pela criação do Festival Amazonas de Dança lançado em 2009, e caminha para sua 4ª versão.Para a reflexões sobre os efeitos dos encaminhamentos do I seminário e seus efeitos para o avanço do contexto profissional do seguimento da Dança, SEC E APRODAM, Convocaram em 2011 o IIº Seminário de revisão critica da Dança onde; verificou-se a justeza dos encaminhamentos de 2004, bem como se enfatizou sobre a importância estratégica do FAD para o fortalecimento do movimento e do profissional de dança do nosso estado. Assim, o IIº seminário, deliberou sobre a necessidade de ampliação dos recursos do FAD com vista a dar sustentabilidade para a um cronograma de atividades que se desdobre ao longo de todo ano, como mobilizador de um movimente continuo e permanente na direção da ampliação dos investimentos com vistas ao amplo desenvolvimento e difusão do campo formativo, produtivo,investigativo de forma a da sustentabilidade a cadeia produtiva da dança.





3.4 – Há marco legal especifico para o setor cultural? Em caso afirmativo, realize um breve histórico dos aspectos legais envolvendo essas atividades.



Criação dos Corpos estáveis; UEA – Universidade do Estado do Amazonas; Conselho Estadual e Municipal de Cultura; Criação do Plano Estadual de Cultura.



4. FONTES DE FINANCIAMENTO



4.1- Quais os percentuais valores das atividades  culturais do setor  no orçamento destinado á cultura ? ( 03 últimos anos)







4.2- Quais as formas e mecanismos de financiamento publico/privado destinado as atividades culturais do setor?



v  Festivais

v  Mostras

v  Editais

v  Pautas



4.3- Há editais específicos voltados para as atividades culturais do setoriais? Em caso afirmativo, informe quais editais,quantos projetos foram contemplados  e os resultados alcançados  por cada um deles  nos últimos três  anos.



PROARTE

PAIC



4.4- O setor cultural desenvolve algum projeto em parceria com a alguma secretaria ou Ministério da Cultura ( MINC)? Em caso afirmativo, informe quais, especificando o objeto o valor e prazo de vigência de cada um.



Klauss Viana

Ponto de Cultura



4.5- Setor cultural utilizou algum projeto pela Lei Rouanet? Captou esse recurso/acessou esse patrocínio ou outras formas de financiamento? Como os gestores estão utilizando essa Lei?



5. FORMAÇÃO ( CURSOS DE CAPACITAÇÃO E TREINAMENTO)



5.1- Existem programas municipais de formação destinadas as atividades culturais do setor?  Em caso afirmativo, dizer quais e descrever os formatos.



Centro Municipal de Arte e Educação Aníbal Beça – SEMED.



5.2- Que outros programas de formação, não municipais são utilizados pelo Setor? Descreva-os



Criar categorias de formação.



5.3- para que publico são destinados os programas de formação?



Público em geral.



5.4 – Quais são as necessidades e carências em termos de formação artísticas e cultural do setor?







5.5- Quais as instituições e quais os cursos ofertados na área da cultura que contribuem na formação dos profissionais?



UEA; Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro.



6. FORMAÇÃO DE PÚBLICO ( Caracterização do publico)



6.1- Há publico no município prestigiando as atividades do setor?  Caracterize o perfil desse público:



Sim, o público que prestigia as atividades do setor abrange as classes sociais de A a D, de diferentes faixas etárias.



6.2- Quais as dificuldades ou obstáculos para que o público frequente as atividades culturais praticada pelo Setor?



Divulgação.



6.3- Existem campanhas ou iniciativas voltadas para a formação de público?



Sim, existem iniciativas do governo do estado através da oferta de espetáculos gratuitos e projetos voltados para estudantes (Projeto Jovem Cidadão), promove atividades de interação com as linguagens artísticas além de inserir os estudantes no contexto das artes.



6.4- Quais os mecanismos ou estratégias de comunicação das praticas culturais do setor?



Redes Sociais; Divulgação informal; Internet.



7. ECONOMIA DA CULTURA



7.1- Qual o potencial econômico das atividades culturais do setor?



7.2- Qual sua importância para a economia local?



7. 3- Existe relação das atividades culturais do Setor com outras áreas como, turismo, educação, meio ambiente, etc.



Sim (justificar).



8. DESAFIOS E OPORTUNIDADES



8.1- Aponte as dificuldades e fragilidades para desenvolvimento das atividades culturais do setor.



8.2- Identifique as potencialidades e oportunidades para alavancagem do desenvolvimento do setor.



8.3- Aponte os principais Desafios do Setor.



8.4- Sugestões ou comentários a acrescentar:



Contato do núcleo executivo Plano de Cultura de Manaus



E-mail:



Telefone: