domingo, 20 de março de 2011

1º Seminário de Formação Politica

Texto produto do 1º Seminário de Formação Politica com a opinião da Aprodam sobre  pautas, editais, curadorias, e burocracia da SEC. 
  • Por Muriell Gonçalves 
Durante curso de formação política realizado pela Aprodam no dia 29/01/11 aos seus associados, dentre outros assuntos pertinentes à área de dança foram discutidos aspectos de grande importância nos editais Proarte e Pautas para Apresentações Artísticas, ambos oferecidos pela Secretaria de Estado da Cultura. É fato que tais editais são um grande benefício para a classe artística de Manaus, porém, após ampla discussão elencou-se diversas propostas pelas quais julga-se a melhoria dos mesmos e a democratização de acesso no que se refere às apresentações dos projetos. Os aspectos de maior relevância se dividem em três pontos principais: a desburocratização dos editais, a avaliação da curadoria e o acesso direto aos editais e às informações.
Entende-se que todo processo de seleção deve ser rigoroso e como tal implica em etapas e normas a cumprir, o que naturalmente torna-se um processo burocrático e na maioria das vezes, com maior tempo de duração. Entende-se ainda, a necessidade de apresentação de documentos relacionados ao proponente e ao projeto, mas acredita-se que as fases dessa seleção podem ser desburocratizadas mediante a redução de algumas exigências documentais no ato da inscrição, uma vez que a primeira análise se dá no campo documental prevalecendo o âmbito jurídico sobre o artístico. No campo da construção do projeto, propriamente dito, é possível notar que a grande dificuldade dos proponentes se dá na especificação de cada item de preenchimento dos formulários e na sua forma de apresentação, por isso uma proposta viável para sanar essa dificuldade e qualificar os projetos apresentados seria uma palestra/oficina de formação específica, ministrada por um especialista da SEC ou designado por ela, que se destinaria ao exclusivo preenchimento dos formulários da mesma.
Quanto as observações referente à curadoria, estas expandem-se também para o edital do FAD com destaque ao processo de nomeação. Comumente, a indicação para curadoria ocorre mediante assembléia, porém para que essa indicação se tornasse de fato democrática seria necessária a presença de um grande número de interessados e isso torna-se inviável devido aos horários estabelecidos que conflitam com o horário comercial. Os curadores, por sua vez, sugere-se também que possam ser designados mediante seleção, com remuneração adequada e parâmetros de avaliação de projetos pré-estabelecidos. Dessa forma, ao passo que teríamos novos curadores e curadores diversos em diferentes momentos, os mesmos seriam valorizados. Ainda nesse sentido, temos como proposta a revisão do representante da SEC na curadoria, haja vista que repetitivamente, essa designação se restringe à diretoria do CDA, o que restrita as avaliações a um mesmo olhar sempre.
Muito embora a desburocratização e a curadoria sejam itens de suma importância nos referidos editais, a democratização de acesso tem sido a maior preocupação desta associação em relação a seus sócios. Isso porque, de acordo com as observações feitas pelos mesmos, na ultima edição desses editais, as informações e formulários encontravam-se em sites distintos ao desta SEC. Só o fato de tais informações estarem somente expostas em meio virtual já restrita o uso de quem não dispõe de internet, especialmente porque este serviço ainda não é comum a toda a população. Um modo viável e acessível seria o direcionamento das informações ao site oficial da SEC e à Aprodam que se encarregaria de uma ampla divulgação, além de vias impressas disponibilizadas. Em relação a outros meios de acesso destacamos as seguintes propostas: resposta aos projetos desaprovados, restrição para aprovações seqüenciais, a criação de um edital específico para danças urbanas (hip-hop, swingueira, dança de salão...) e a extinção da divisão de categoria (profissional, novos talentos e inclusão social), sendo este ultimo um modo de permitir que todos sejam beneficiados de forma igualada e possam disputar sua seleção equipradamente. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário