quarta-feira, 31 de agosto de 2011

PRÊMIO FUNARTE ARTES NA RUA (CIRCO, DANÇA E TEATRO)/2011



A Fundação Nacional de Arte (Funarte/MinC) está recebendo, até 29 de setembro, inscrições para o Prêmio Funarte Artes na Rua 2011 (Circo, dança e teatro). O Edital promoverá, mediante seleção, a concessão de prêmios que tenham como objetivo o apoio parcial ou integral a grupos, companhias ou artistas, por meio de recursos que viabilizem a realização de projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o espaço público, assim como o registro e memória de suas atividades.
Podem participar do prêmio pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural.  Cada proponente poderá concorrer com um projeto e em apenas um dos módulos do edital, com exceção de cooperativas de produtores ou de artistas e também associações que abriguem diversos grupos ou companhias.

Clique no link abaixo para visualizar o edital:

CONVITE PARA A 1ª CENA DE DANÇA (1ª CENA DE ACADEMIAS DE DANÇA DO AMAZONAS)

  CENA DE DANÇA (1ª CENA DE ACADEMIAS DE DANÇA DO AMAZONAS) que ira se realizar no Teatro Amazonas no dia 30 de Setembro do corrente ano. Iniciando às 17 horas  até as 21 horas.

Caros colegas  profissionais de dança  há nove anos atrás tomamos a decisão  de construirmos nossa Entidade e para/por meio desta conduzirmos um amplo processo de discussão com vistas  a construir nossa organização para intervirmos de forma propositiva na formulação e encaminhamento  das políticas  públicas para dança.

Assim demos inicio a uma longa caminhada onde experimentamos grandes progressos que tem repercutido na ampliação da nossa influência política, bem materializada nos editais de pautas, no Proarte, e no nosso festival de dança o FAD, que apesar de ser apenas uma criança de três anos de idade já recebeu grandes nomes da dança nacional e internacional, superando todas as expectativas e projetando nossa dança para o mundo.

Mas somos um movimento vivo, dinâmico e criador, nossa proposta sustentada na inclusão, na diversidade e na pluralidade de idéias se estabelece como parte  da cena contemporânea de nosso Estado, sendo uma referência para outras categorias.

Depois do grande sucesso do 3º Festival, que marcou pela ampla participação de público e pela significativa adesão dos artistas da dança  do nosso Estado. Temos a alegria de comunicar a nossa comunidade que estamos abrindo mais um espaço importante para o fortalecimento do nosso movimento.

Com o objetivo de atender a uma antiga reivindicação dos representantes de academias de dança que se ressentem de espaço na agenda do Teatro Amazonas para prestigiar seu público neste que é o templo sagrado das artes cênicas do nosso Estado, que cumprimos o dever de informá-los  e convidá-los para abrilhantarem  com seu talento, a realização da 1ª CENA DE DANÇA,  (1ª CENA DE ACADEMIAS DE DANÇA DO AMAZONAS) que ira se realizar no Teatro Amazonas no dia 30 de Setembro do corrente ano. Iniciando as 17 horas  até as 21 horas.

Cada trabalho  deverá ter o tempo máximo de 15 minutos. Como se trata de um evento de iniciativa da Aprodam,   será cobrada uma taxa de inscrição, mais a bilheteria. Em contra partida os senhores poderão dispor das  dependências  do T.A, no que diz respeito a camarim, som iluminação e apoio técnico para dar conforto e qualidade para execução dos seus respectivos trabalhos.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 08/09/ na sede da Aprodam.

Mais informações no blog, no site, com Marta Marti e Cléia  Alves.

Outra questão importante é a realização de um congresso técnico  no dia 20/09/ no SESC – Henrique Martins, para ajuste da programação,  será realizada também mesa redonda com o propósito de construir  política específica para este seguimento.

Assim sendo, felicitamos a todos, deixando para reflexão as palavras de um grande sábio :

Juntos  somos mais! 






segunda-feira, 29 de agosto de 2011

ABERTA AS INSCRIÇÕES REFERENTE À CONCESSÃO DE PRÊMIOS PROARTE 2011

O Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, torna público para conhecimento dos interessados, que a partir de 29 de agosto a 31 de outubro de 2011, estarão abertas as inscrições referente à concessão de prêmios para as áreas de Artes Visuais, Cinema e Vídeo, Circo, Cultura Popular, Cultura Indígena, Dança, Literatura, Música, Teatro, Pesquisa Artística e Cultural e Bolsa-Apoio.

Edital e formulário no site:
http://www.culturamazonas.am.gov.br/noticia.php?xcod=6942

terça-feira, 23 de agosto de 2011

OFICINA DE DANÇA INCLUSIVA ENCERRA O 3º FAD.

 O 3ºFestival Amazonas de Dança encerra a programação acadêmica com uma oficina pra lá de especial. Formar profissionais que tenham interesse em multiplicar a acessibilidade de cadeirantes à dança é o objetivo da Oficina de Dança Inclusiva. A Coordenadora e Integrante do Grupo de Dança Corpo em Movimento da cidade de Niterói – RJ, Paula Costa comanda as aulas a partir desta segunda-feira (22), às 17h, no Liceu de Artes e Ofício Cláudio Santoro (LAOCS).

Paula Costa é portadora de deficiência desde 1996 e coordenadora e realiza trabalho de dança adaptada para cadeira de rodas desde 2002. Segundo a assessoria, ela atua de acordo com as especificidades dos integrantes e alunos do projeto. Além disso, tem experiência em Balé Clássico e Jazz.
Integrantes do Grupo de Dança Corpo em Movimento vão acompanhar a palestrante para falar sobre a vivência neste trabalho e também em coreografias que serão apresentadas nos dias das palestras.
A Oficina acontecerá no salão de dança do Liceu de Artes e Ofícios Claudio do Santoro, (Sambódromo/ bloco B – Centro de Convenções – Av. Pedro Teixeira, nº2565, Flores). Os interessados em participar devem procurar o local ou entrar em contato através dos números (92) 3232-2440 / 3232-2488.
Informacoes
dancainclusiva 

Oficina de Dança Inclusiva encerra 3º FAD

Onde: Liceu de Artes e Ofícios Claudio do Santoro

Quando: 22 a 24 de agosto

Horário: 17h

Preços: Gratuito

 

FONTE:http://www.portalamazonia.com.br/secao/entretenimento/agenda/oficina-de-danca-inclusiva-encerra-3%C2%BA-fad/

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

LIA SAMPAIO E AUGUSTO DOMINGOS SERÃO HOMENAGEADOS NO DIA DO ARTISTA.


O Presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas  tem a honra de convidar para a Sessão Especial em homenagem ao Dia do Artista,conforme aprovação do Lider do PSL Tony Medeiros, os homenageados,Lia Sampaio, professora da Universidade Estadual do Amazonas (Assessora da ESAT) e  Augusto Domingos,Conselheiro Estadual da Cadeira de Dança, a realizar-se às 10 horas do dia 18 de agosto de 2011,no Plenário Ruy Araújo em sua sede na avenida Mario Ipiranga Monteiro,nº 3950 Parque Dez.

sábado, 13 de agosto de 2011

GOVERNO DO AMAZONAS LANÇA EDITAL DE PAUTAS

O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, torna público o Edital para Exposições e Apresentações Artísticas de Espetáculos e Shows Inéditos ou Novos nas Unidades Culturais desta Secretaria - ano 2011, objetivando a realização de sua programação institucional. O período de inscrição segue até 31 de agosto deste ano. As propostas deverão ser entregues na sede da Secretaria de Cultura, de segunda a sexta, no horário das 8h às 13h. O edital está disponível no www.culturamazonas.am.gov.br.
 

Programação Acadêmica vai do Afro a Dança Inclusiva durante o 3° Festival Amazonas de Dança


Francisco Mayrink
O ciclo de oficinas oferecidas através da Programação Acadêmica do 3º Festival Amazonas de Dança continua. De 14 a 24 de Agosto, mais quatro serão ministradas: Dança moderna, Jazz e Afro, com Lula Washington Dance Theatre; Ópera em Processo, com Francisco Mayrink; Dança de Rua, com Maurício de Souza e Dança Inclusiva, uma das mais novas perspectivas de dança para pessoas com deficiência física, com Paula Costa. O 3° Festival Amazonas de Dança é mais uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com Aprodam.

Paula Costa
Para “Dança moderna, Jazz e Afro” com Lula Washington Dance Theatre estão sendo disponibilizadas 30 vagas. A oficina acontece no Palacete Provincial, no próximo domingo (14), das 16h às 19h; Já profissionais de dança e canto lírico que quiserem participar de algo mais específico poderão acompanhar, de 15 a 18 de Agosto, das 18h às 21h, no Teatro da Instalação, a oficina Ópera em Processo, com o músico, produtor cultural e diretor de cena mineiro, Francisco Mayrink, também com 30 vagas.

De 19 a 21 de Agosto, das 18h às 21h, quem conduz a oficina de Dança de Rua é Maurício de Souza. O Dançarino, coreógrafo, cantor e ator, mais conhecido como “Mr. Kokada”, já participou, inclusive, de filmes com ator Wagner Moura. Para esta serão oferecidas 60 vagas. Já os interessados em dança para cadeirantes, poderão contar com a experiência de Paula Costa em Dança Inclusiva, de 22 a 24, das 17h às 20h, no Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. Paula é coordenadora e Integrante do Grupo de Dança Corpo em Movimento – RJ, grupo voltado para dança adaptada para cadeira de rodas.

Maurício de Souza
Aos interessados, basta entrar em contato com o Liceu (Sambódromo – bloco F), de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 17h, ou pelo telefone: 3232-2440/3232-2488. As inscrições serão encerradas quando o número de vagas for preenchido. Ao todo, o 3º festival Amazonas de Dança está oferecendo mais de 300 vagas gratuitamente durante Programação Acadêmica, que teve início no último dia 29, entre oficinas, convivências e debates.






PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA DO 3° FESTIVAL AMAZONAS DE DANÇA

PROGRAMAÇÃO ACADÊMICA

OFICINA

14/08 - 16h às 19h
Dança moderna, Jazz e Afro com Lula Washington Dance Theatre
Palacete Provincial

15 a 16/08 - 18h às 21h
Ópera em Processo com Francisco Mayrink
Teatro da Instalação

19 a 21/08 - 18h às 21h
Dança de Rua com Maurício de Souza
Centro de Convivencia da Família Padre Pedro Vignola

22 a 24/08 - 17h às 20h
Dança Inclusiva com Paula Costa
Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro - LAOC
 

LULA WASHINGTON DANCE THEATRE NO 3º FESTIVAL AMAZONAS DE DANÇA-FAD


Nesse sábado (13), a partir das 19h, o 3° Festival Amazonas de Dança se despede do palco do Teatro Amazonas com Lula Washington Dance Theatre, apresentando “Global Village”, “Angelitos Negros” e “We wore the mask”. O 3° FAD é mais uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, em parceria com Aprodam.

A Lula Washington Dance Theatre (LWDT) é um corpo de dança de repertório com a base em Los Angeles, que apresenta coreografias provocativas e inovadoras de Lula Washington. A companhia viaja internacionalmente e tem sido recebida com aclamação e admiração. O coreógrafo tem se focado no uso da dança para explorar questões sociais e humanitárias, incluindo aspectos da história e cultura afro-americana.

Fundada em 1980 por Lula e Erwin Washington, na área do Centro Urbano do Sul de Los Angeles – Califórnia, a Lula Washington Dance Theatre tornou-se uma das companhias de dança contemporânea afro-americana mais admiradas no Ocidente – conhecida por sua dança cheia de alta energia e poder, coreografia original e residências educacionais excepcionais.

A Companhia é composta por jovens e atléticos bailarinos, preparados no Estúdio de dança Lula Washington do centro urbano, são eles: Micah Moch,Michael Battle, Dwayne Brown, Christopher Nolen, Eliezar Rabello, Keisha L. Clarke, Lynet Shiff, Queala Clancy, Mary Runkle, Haniyyah Muhammad. Enquanto Lula Washington incentiva seus bailarinos a serem excelentes intérpretes, ela também enfatiza a importância de serem líderes em suas comunidades. O repertório de LWDT revela honestidade, integridade, criatividade de poder incomparável – tendo Lula Washington como a principal coreógrafa e “voz” do grupo.

A Lula Washington estende sua coreografia com danças de mestres artistas Donald McKayle; Katherine Dunhan; Donald Byrd (“The Color Purple”; Louis Johnson (“The Wiz”); Christopher Huggins e do ícone local, Rudy Perez. A companhia também apresenta trabalhos de coreógrafos talentosos como Tamica Washington-Miller, Diretora Associada da LWDT.

O primeiro espetáculo da noite, “Global Village- Uma Celebração Cultural”, é uma homenagem a dança urbana que incorpora estilos variados. Celebra o conceito universal que a dança é espiritual, elevadora e alegre. “Na Celebração Cultural, eu tomei a música do guerreiro urbano africano Fela e criei uma dança contemporânea que abrangesse o conceito de que povos africanos possuem comunidades e marcas por todo o mundo”, revela Washington.

Já “Angelitos Negros” retrata uma mulher negra que ao olhar para as belas cenas do céu nas paredes da igreja, percebe que todos os anjos pintados eram brancos. Ela se pergunta: Não existem anjos negros no céu? Ela pede ao pintor para incluir um anjo negro na próxima vez que ele fosse fazer uma pintura celestial. Esta dança é parte de um trabalho mais elaborado de Mr. McKayle chamado “Canções do Deserdado” Aquisição de “Canções do Deserdado”.

E finalizando a apresentação, “We Wore The Mask” celebra a remoção das velhas máscaras que um dia foram necessárias pra se sobreviver na América. Uma vez removida, a nova face é revelada cheia de vivacidade, energia, sensualidade, alma, espírito, fogo e beleza verdadeira que reside dentro de nós.


FONTE:http://www.culturadoam.blogspot.com/


sexta-feira, 12 de agosto de 2011

GEDAM, CIA DE DANÇA PATRICIA MARQUES E HOMENAGEM A PAULO BARAÚNA NA NOITE DE SEXTA-FEIRA NO 3º FAD

Pionices” do Grupo Espaço de Dança do Amazonas (Gedam) e “Diário, Flores e Sentimentos” da Cia. de Dança Patrícia Marques são os espetáculos que irão animar a penúltima noite do 3° Festival Amazonas de Dança (FAD), nessa sexta-feira (12), a partir das 19h, no Teatro Amazonas. O 3° FAD é mais uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a APRODAM.


A noite inicia com a homenagem póstuma mais que merecida a Paulo Baraúna, por toda dedicação para o desenvolvimento da dança contemporânea no Estado. Baraúna integrou, nos anos oitenta, o Grupo Dança Viva, que escreveu com movimentos indeléveis, uma nova página para a história da dança no Amazonas.



Na sequência, o Grupo Espaço de Dança do Amazonas (GEDAM) sobe ao palco para apresentar “Pionices”, que é um trabalho baseado em pesquisa de campo do trabalhador da construção civil, onde observações e histórias contadas pelos próprios, levaram o grupo a enveredar pelo lado do humor leve e descontraído, sem desmerecer, a batalha do dia-dia do profissional.



Para encerrar a noite, a Cia. De Dança Patrícia Marques entra em cena com o espetáculo “Diário, Flores e Sentimentos”, que aborda poemas de flores que falam dos sentimentos, através de um diário onde vamos poder ver o balé das flores nos encontros e desencontros do passeio dos versos, dos sentimentos que através dos sinais se tornam versos mudos. Espetáculo em fase de criação.


GRUPO ESPAÇO DE DANÇA DO AMAZONAS – GEDAM



Completando 25 anos de existência, o GEDAM foi colocado pelo Cine – como um dos 13 melhores Grupos de Dança do País, falando do homem amazônico e o colocando no contexto universal trabalhos premiados pela FUNARTE e órgãos culturais do Estado.Ficha Técnica: Jhon William Pena Washington Junior, Rodrigo Colares, Adam Souza, Huleson Costa,Vanessa Viana, Larissa Cavalcante, Rosilene Rosa e Josinaldo Sampaio.



CIA DE DANÇA PATRÍCIA MARQUES



Formada há seis anos, a Companhia já contabiliza cerca de 60 títulos em competições locais e nacionais. A companhia foi a única representante competitiva Amazonense no Festival Internacional de Hip Hop em Curitiba no Paraná nos anos de 2006, 2007, 2008 e 2010 e o único a representar a região norte no 26° Festival de Dança de Joinville.Ficha Técnica: Amanda da Silva Pinto, Raquel de Menezes, Vanessa Marques, Denise Nascimento, Louise Pascarelli, Ronan Pires, Geovane Carvalho, Thylon Max, Nicole Brandão, Hyara Senna e Rayssa Oliveira.

FONTE: http://culturadoam.blogspot.com/2011/08/trabalhadores-da-construcao-civil-e.html


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

PROGRAMAÇÃO DO 3º FAD NO DIA 11 DE AGOSTO DE 2011



Nessa quinta-feira (11), às 19h, mais dois espetáculos vão ao palco do Teatro Amazonas pela Mostra Principal do 3º Festival Amazonas de Dança: “Objeto Ritual”, da Cia. de Dança Uatê e “Sobras” da Cia. Casarão de Dança. O 3° Festival Amazonas de Dança é mais uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Aprodam.

Com o proposito de retratar o cotidiano indígena, a Cia. de Dança Uatê, em “Objeto Ritual”, transporta para os movimentos corporais toda a simbologia do imaginário indígena, através do uso de utensílios. O espetáculo foi concebido a partir da experiência da diretora, Mara Pachêco, com tribos da região norte. “Os rituais são transportados para cima do palco”, afirma Pacheco.

A Cia. Casarão de Dança, apresenta, a partir da experiência humana, o espetáculo “Sobras”. O Trabalho coreográfico foi construído com o objetivo de retirar das experiências positivas e negativas as impressões deixadas nos indivíduos. Conduzir o público a reflexão sobre o acúmulo de informações.

Os ingressos para as apresentações no Teatro Amazonas estão à venda na bilheteria do próprio teatro, de segunda a sábado, das 9h às 17h, no valor de R$5, para as apresentações de 08 a 12 de agosto e R$20, para a noite de encerramento, no sábado (13), estudantes e idosos pagam meia-entrada.

FONTE:http://culturadoam.blogspot.com/2011/08/cias-retratam-no-palco-do-teatro.html

HOMENAGENS PARA SÉRGIO CARDOSO E RAIMUNDO NONATO NO 3º FAD

A noite desta quarta-feira (10) será tomada por grandes emoções no palco do Teatro Amazonas, além dos dois espetáculos exibidos pela mostra principal: “Episódio 1”, da Contêm Cia. de Dança, e “Blocorpo” de Francisco Rider, o 3° Festival Amazonas de Dança (FAD) homenageia o artista plástico e dramaturgo, Sérgio Cardoso, e o cenotécnico e funcionário mais antigo do Teatro Amazonas, Raimundo Nonato, ou simplesmente Nonatinho. O 3° FAD é mais uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Aprodam.



Sérgio Cardoso
Não precisou de muito para que os participantes do II Seminário de Revisão Crítica da Dança, realizado em Julho deste ano, escolhessem os homenageados do 3º FAD. “A escolha foi feita como um sentimento de retribuição por todo o trabalho realizado por essas pessoas, que ajudaram a dança e, principalmente, os artistas no Amazonas”, explicou Mônica Loureiro, presidente da Aprodam.



Sempre com a preocupação social em suas obras, Sérgio Cardoso foi além das telas, passou a escrevertextos de dramaturgia, tornou-se diretor de espetáculos teatrais, programas culturais, cenógrafo e projetista de espaços cênicos. Na década de 80, liderou a coordenadoria de assuntos culturais da Seduc, foi criador do projeto “Dança escola” e a partir dele nomes como Francisco Rider, Augusto Domingos, Francis Baiardi, Adalto Gil, Jorge Kennedy ganharam destaque no cenário Amazonense. “Somos gratos pela iniciativa que ele (Sérgio Cardoso) teve de fazer com que a dança chegasse às classes menos favorecidas”, comenta Marta Martins, ex-coordenadora de dança do Projeto.



Raimundo Nonato
Já o segundo homenageado, Raimundo Nonato, pôs os pés no Teatro Amazonas pela primeira vez em 1974, durante a 3º reforma do monumento. Foi pedreiro, porteiro, indicador, vigia, agente administrativo, bilheteiro e hoje, com muito orgulho e história pra contar, faz parte da equipe de cenotécnica. “O Nonato também foi escolhido por sua contribuição, mas principalmente pela simpatia e solidariedade num trabalho incansável de aceitação dos artistas. Ele nos recebe de braços abertos no teatro, além de ter sempre uma palavra de otimismo e garantia de que o trabalho vai ser realizado com sucesso. Não tem quem não se encante”, afirmou Loureiro.



Os ingressos para as apresentações no Teatro Amazonas ainda estão à venda na bilheteria do próprio teatro, de segunda a sábado, das 9h às 17h, no valor de R$ 5, para as apresentações até 12 de agosto, e para a noite de encerramento (13), o valor do ingresso é R$20, estudantes e idosos pagam meia.



CONTÉM DANÇA E CIA

HISTÓRICO



Contêm Dança e Cia foi criada em 2008 pela interprete – criadora Francis Baiardi. Trabalha com dez profissionais para a realização de seus trabalhos artísticos. Tem como objetivo pesquisar, criar obras e buscar uma reflexão sobre a dança.



SINOPSE – (Episódio 1)



Episódio 1 propõe investigar através da dança contemporânea, o corpo e seu comportamento entre os planos: real e virtual, relacionando à simulação e o simulacro, o espetáculo trabalha com um corpo físico real, às vezes substituído pela subjetividade virtual.



FICHA TÉCNICA



Francis Baiardi





FRANCISCO RIDER – PROJETO CÊNICO CORPORAL UMA



HISTÓRICO



Premiado com o premio FUNARTE Klauss Vianna de Dança em 2007, 2008, 2010 e premio PROARTE em 2009 e 2010. Rumos Dança do Instituto Cultural Itaú de São Paulo. Movimentos de Dança do SESC São Paulo em 1993, 1994 e 1995.



SINOPSE (Blocorpo)



Blocos de Concreto, corpo formam uma ambiência em que a construção de negociação relacional amalgama entre esses meios será desenvolvida com ênfase às constantes reorganizações da paisagem Blocorpo. A concepção dialoga com as linguagens da dança contemporânea e das artes visuais.



FICHA TÉCNICA



Francisco Rider, Damares D’arc, Yara Costa, Francis Baiardi, Branco Neto e Getúlio Lima
 
 
 
FONTE:http://culturadoam.blogspot.com/2011/08/festival-amazonas-de-danca-faz.html


ESPETÁCULOS SONORO E RASTROS HÍBRIDOS NO 3º FAD



Corpos em movimentos aleatórios e dinâmicos com apresentações criativas baseadas na cultura e imaginação. É este o cenário que o 3º Festival Amazonas de Dança (FAD), oferecido pelo Governo do Estado do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, trará ao público na próxima terça-feira (09), no Teatro Amazonas, com as apresentações do Corpo de Arte Contemporâneo, com o espetáculo “Sonoro”, e Índios.Com Cia de Dança, com “Rastros Híbridos”. Ingressos à venda na bilheteria do Teatro no valor de R$ 5,00 (estudantes e idosos pagam meia).

A primeira apresentação inicia às 19h com o Corpo de Arte Contemporânea. A performance do espetáculo “Sonoro” usará como base corpos hibridizados em processo de investigação. A coreografia acontece por meio de relação da pintura corporal, movimentos e sons produzidos ao vivo. O grupo é formado por interpretes de diferentes formações e orientações artísticas. Desde 2007, produz vários trabalhos como “Homem: Pigmento da Floresta”, “Vestígios: Indicativos de realidades possíveis”, “Sonoro” e “Sinergia”, além de vídeo-danças.

Às 20h, Índios.Com Cia de Dança apresenta “Rastros Híbridos”. Um espetáculo que transita entre a transformação de identidade cultural dos Ameríndios de etnia Kalina da Guiana Francesa, pós contato com outras culturas. Participante dos dois primeiros FAD, a Cia de Dança criada em 2001, este ano comemora dez anos de criação. Recebeu prêmios da FUNARTE/MINC e da prefeitura. Participou da quinta e sexta edição do Danses Metisses e também do projeto Palco Giratório do Sesc.
 
FONTE:http://culturadoam.blogspot.com/search?updated-max=2011-08-09T13%3A47%3A00-04%3A00&max-results=5




SAIU NO JORNAL A CRÍTICA DO DIA 09 DE AGOSTO DE 2011

INOVAÇÕES NAS PERFORMANCES NO 3º FESTIVAL AMAZONAS DE DANÇA

SAIU NO JORNAL DIÁRIO DO AMAZONAS DO DIA 09 DE AGOSTO DE 2011

MONTAGENS CONTEMPORÂNEAS NO 3º FAD

SAIU NO JORNAL AMAZONAS EM TEMPO DO DIA 09 DE AGOSTO DE 2011.

LAGO DOS CISNES LOTOU O TEATRO AMAZONAS NO 3º FAD.

SAIU NO DIÁRIO DO AMAZONAS DO DIA 09 DE AGOSTO DE 2011

sábado, 6 de agosto de 2011

SEGUNDA NOITE DO 3º FESTIVAL AMAZONAS DE DANÇA-FAD.


A Mostra Principal da 3º edição do Festival Amazonas de Dança traz ao palco do Teatro Amazonas, nessa segunda-feira (08), às 19h, a Cia Reflex´us com o espetáculo “Lago dos cisnes” e a Entrecorpus Cia de Dança com “Um corpo e três estudos”. O 3° Festival Amazonas de Dança é mais uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Aprodam.



Quem faz a abertura da noite é a Cia Reflex´us, às 19h, com o espetáculo de ballet clássico “Largo dos Cisnes”. A performance é traduzida pela história do príncipe Siegfried, que encantado com a beleza de um grupo de cisnes resolve caçá-los, sem saber que as aves são donzelas enfeitiçadas que só retomam a forma humana à noite. Na ficha técnica, Wallace Jones, Amannys Yanubi, Talita Torres, Milla Rayssa, Layane Conde, Kessy Nascimento, Tayna Melo, Adela Rubia, Nabila Almeida, Rebeca Araújo, Lana Beatriz, Sarah Rivero, Kaenne Augusta, Tayna Rocha.

Já a segunda apresentação trata de temática mais subjetiva, envolvendo a interação continua entre as influências externas e a condição dos seres humanos. Segundo o diretor artístico e coreógrafo da Cia., André Duarte, a obra é representada pelos movimentos dos intérpretes, que devem ser entendidos pelo sentido metafórico. Refere-se à arte de dançar como a forma de comunicação não verbal mais elaborada. Na ficha técnica, Adriana Góes, Helen Rojas, Ângela Duarte e André Duarte.

Os ingressos para as apresentações no Teatro Amazonas estão à venda na bilheteria do próprio teatro, de segunda a sábado, das 9h às 17h, no valor de R$5, para as apresentações de 08 a 12 de agosto e R$20, para a noite de encerramento, no sábado (13), estudantes e idosos pagam meia entrada.


FONTE:http://culturadoam.blogspot.com/2011/08/terceira-noite-do-3-fad-traz-ao-palco.html?utm_medium=facebook&utm_source=twitterfeed
 
 
 
ENTRECORPUS CIA DE DANÇA


3º FESTIVAL AMAZONAS DE DANÇA EM MANACAPURU.



Nesse sábado (06), às 19h, o 3° Festival Amazonas de Dança desembarca na Comunidade Nossa Senhora da Conceição II, localizada no município de Manacapuru, com o espetáculo “Flor das Águas” do Balé Folclórico do Amazonas. O 3° FAD é uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Aprodam.

Esta apresentação faz parte das ações propostas no Projeto de Interiorização da Cultura, elaborado pelo Governo do Amazonas. “Mais uma vez, estamos consolidando a Política de Interiorização Cultural. Este ano, já estivemos em Iranduba com o 15° Festival Amazonas de Ópera, em Silves com o 6° Festival Amazonas Jazz e ainda iremos para mais três municípios até o final do ano. Além disso, tanto no Festival de Dança quanto no de Teatro, os grupos, que farão parte da programação, se comprometeram a levar um espetáculo para um município, ampliando nossas ações de interiorização”, explica o secretário estadual de cultura, Robério Braga.

Na Comunidade Nossa Senhora da Conceição II, o espetáculo “Flor das Águas” ganhará o cenário perfeito para sua montagem, pois o clima interiorano tem tudo haver com o contexto da obra, que se passa numa comunidade distante do Amazonas, onde uma jovem deu a luz a uma menina chamada Naiá.

Naiá era encantada com o brilho da lua, pois na comunidade todos lhe contavam a história de que, durante a noite, a Lua seduzia alguns caboclos para buscar moças virgens na terra e depois as transformava em estrelas no céu. A menina adorava essa história e sonhava com o dia em que Lua viesse buscá-la.

Numa certa noite, enquanto todos dormiam Naiá saiu pela floresta a fim de que Lua pudesse vê-la e a transformasse em uma estrela. Ao caminhar na margem do rio, a jovem viu o reflexo da Lua refletido nas águas e cheia de desejo, atirou-se imediatamente ao seu encontro. Ela então nunca mais foi vista.

Enquanto todos procuravam por Naiá uma linda flor nascia sobre as águas do rio. Agora contam os caboclos que a Lua percebendo o esforço de Naiá em ser estrela, retirou-a do fundo do rio e a transformou em uma estrela diferente a estrela das águas, Vitória-Régia.

Histórico do Balé Folclórico do Amazonas

O Balé Folclórico do Amazonas foi criado, em 2001, pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, com o objetivo de apoiar, resgatar e divulgar as ações destinadas a valorização e dinamização das danças folclóricas regionais do Amazonas. Durante esses anos o Balé realizou a produção de vários espetáculos: “Manaus Mana D'agua”, “Bem do Interior”, “Causos de Cunhã”, “Tocada Natureza”, “Povo do Sol”, “Verde dos Encantados”, “Missa Cabocla”, “O Mundo de Yebá”, “Amazonas e Flor das Águas”.

Ficha Técnica

Direção Artística: Conceição Souza

Assistente de Direção: Muriell Gonçalves

Pesquisa e Coreografia: Muriell Gonçalves e Rosi Rosa

Ensaísta: Rosi Rosa

Elenco: Alessany Negreiros, Amanda Pinto, Cleiton Lopes, Gabriel Rebelo, Herleson Souza, Isabelle Noronha, Joelme Cunha, John Willian, Jonatas Amaral, Josinaldo Sampaio, Juliana Ângelo, Louise Lins, Luana Neves, Magda Carvalho, Márcia Caster, Moandro Vieira, Rodrigo Colares, Sirlane Barbosa, Thiago Farias, Wagner Junior, Washington Clementino, Willanir Lima e Wilson Junior.
 
FONTE:http://culturadoam.blogspot.com/search?updated-max=2011-08-09T13%3A47%3A00-04%3A00&max-results=5






sexta-feira, 5 de agosto de 2011

OFICINA DE DANÇA DO VENTRE COM MAHIRA HASAN


A programação acadêmica do 3° Festival Amazonas de Dança (FAD) dessa quinta-feira (04) trará Mahira Hasan, ministrando a oficina “Dança do Ventre”, no Centro Cultural Palácio da Justiça, em dois horários. O primeiro das 18h às 19h30 e o outro das 19h30 às 21h. O 3° FAD é mais uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, em parceria com Aprodam.

“Em todos os Festivais realizados pelo Governo do Amazonas priorizamos a programação acadêmica para promover o intercâmbio cultural dos nossos artistas, trazendo profissionais de outros estados do Brasil e do mundo para troca de experiências. E isto tem fomentado ainda mais as produções amazonenses”, comenta o secretário de cultura, Robério Braga.

Para falar e demonstrar técnicas da dança do ventre, o 3° Festival Amazonas de Dança convidou a paulista Mahira Hasan, que é professora, bailarina profissional e produtora de Eventos Internacionais. Hasan iniciou seus estudos na dança árabe em 2000. Formou-se e ministrou aulas na Rede de escolas Luxor.

Em 2007, teve sua dança aprovada pela bailarina egípcia Randa Kamel. Mahira Hasan tem no seu currículo vários prêmios conquistados ao longo de sua carreira. Foi campeã Interamericana de dança do ventre Profissional – CIAD 2010. Medalha de ouro pelo título de Melhor Bailarina do Evento – CIAD 2010 e obteve dois títulos da Noite da Conquista Luxor 2007.

Atualmente é professora e coreografa da Shangrila House de Lulu Sabongi e na Top Dance de Hadara Nur. Bailarina das principais Noites árabes de São Paulo como Alibabar, Capital e Maewa. Fundou o Grupo de Danças Árabes Mahira Hasan que dedica muito do seu conhecimento para formar novas profissionais, muitas já conquistaram títulos de Campeãs em eventos Nacionais.

FONTE:http://culturadoam.blogspot.com/search?updated-max=2011-08-05T11%3A35%3A00-04%3A00&max-results=5&reverse-paginate=true

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

3º FESTIVAL AMAZONAS DE DANÇA

<>
A partir do próximo domingo (07), o Teatro Amazonas abre suas portas para receber o 3° Festival Amazonas de Dança (FAD), que estreará, a partir das 19h, com duas expressivas apresentações: “Sabiá”, da Cisne Negro Cia de Dança, e “Milongas”, do Corpo de Dança do Amazonas. O 3° Festival Amazonas de Dança é mais uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, em parceria com Aprodam.
Para abrir a programação, o 3° Festival Amazonas de Dança traz a Cisne Negro Cia de Dança, considerada uma das melhores companhias contemporâneas do país, que tem como característica uma dança espontânea, energética, viril e de grande qualidade técnica e artística. Os trabalhos da Companhia inserem-se dentro do panorama contemporâneo da dança ocidental. A Companhia paulista foi criada em 1977 pela diretora artística Hulda Bittencourt.
Os trabalhos da Cisne Negro foram apresentados nas principais cidades do Brasil e também na Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Uruguai, Paraguai, Argentina, Alemanha, Moçambique, África do Sul, Chile e Tailândia. Agora, o público amazonense terá a oportunidade de conhecer o trabalho da Companhia, que levará ao palco do Teatro Amazonas o espetáculo “Sabiá”, que foi um “presente” do coreógrafo português Vasco Wellenkamp para o repertório da companhia, que embala os bailarinos com todo o sabor brasileiro da música criada por Tom Jobim e Chico Buarque de Holanda.
Logo em seguida, é a vez do Corpo de Dança do Amazonas apresentar “Milongas”, no qual os 16 bailarinos do elenco são movidos ao ritmo do tango. A proposta do espetáculo é trazer uma mistura artística, onde as coreografias são marcadas por cores fortes e a utilização de objetos, ressaltando a contemporaneidade dos estilos, fundindo o tango tradicional com o eletrônico e a dança de salão com a contemporânea.
A programação do 3° Festival Amazonas de Dança conta com 50 espetáculos, sendo 13 no Teatro Amazonas, três em Escolas Estaduais, 31 no Teatro da Instalação, um no Centro de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, um no Centro de Convivência do Idoso da Aparecida e um na Comunidade Nossa Senhora da Conceição II – Manacapuru.
Dos espetáculos que acontecem no Teatro Amazonas, que fazem parte da Mostra Principal, os ingressos já estão a venda na bilheteria. Os valores variam de acordo com o dia. Para a estreia R$ 10,00, de 05 a 12 de agosto R$ 5,00 e para o encerramento R$ 20,00. Estudantes e idosos pagam meia.
PROGRAMAÇÃO 3° FESTIVAL AMAZONAS DE DANÇA
TEATRO AMAZONAS
• 07 de agosto (Dom)
19h Cerimônia de Abertura – Homenagem ao Presidente de Honra (HULDA BITTENCOURT)
Cisne Negro Cia de Dança – Duo “Sabiá”
Corpo de Dança do Amazonas (CDA) – “Milongas”
• 08 de agosto (Seg)
19h Cia Reflex’us – Lago dos Cisnes
Entrecorpus Cia de Dança – Um Corpo em Três Escudos
• 09 de agosto (Ter)
19h Corpo de Arte Contemporânea – Sonoro
Índios.Com Cia de Dança – Rastros Híbridos
• 10 de agosto (Qua)
19h Homenagem – Sérgio Cardoso e Raimundo Nonato Nascimento
Contêm Dança e Cia – Episódio 1
Francisco Rider (Projeto Cênico Corporal Uma) – Blocorpo
• 11 de agosto (Qui)
19h Cia de Dança Uatê – Objeto Ritual
Cia Casarão de Dança – Sobras
• 12 de agosto (Sex)
19h Homenagem Póstuma – Paulo Baraúna
GEDAM (Grupo Espaço de Dança do Amazonas) - Pionices
Cia de Dança Patrícia Marques – Diário, Flores e Sentimentos
• 13 de agosto (Sáb)
19h Cerimônia de Encerramento
Lula Washington Dance Theatre – Global Village/ Love is.../ Angelitos Negros/ We wore the Mask
PROGRAMA PARALELA
Escolas do Projeto Jovem Cidadão
• 02 de agosto (Ter) – Escola Estadual Senador Cunha Melo
9h “Como Cansa usar roupas nos Trópicos” de Denni Sales
• 03 de agosto (Qua) – Escola Estadual Waldocke Fricke Lira
9h “A Favela” da Cia Expressão e Vida
• 04 de agosto (Qui) – Escola Estadual Sebastião Augusto Loureiro Filho
9h “Caboclo Ribamar” do Grupo de Dança Arte pela Arte
Espaços da Secretaria de Estado de Cultura
• 09 de agosto (Ter) – Teatro da Instalação
15h “A Favela” da Cia Expressão e Vida
• 10 de agosto (Qua) – Centro de Convivência da Família Pe. Vignola
18h "Como cansa usar roupas nos Trópicos" de Denni Sales
• 12 de agosto (Sex) – Teatro da Instalação
15h Apresentação de 30 Companhias Associadas a Aprodam
Programação Interior
• 06 de agosto (Sab) – Comunidade Nossa Senhora da Conceição II (Manacapuru)
19h “Flor das Águas” do Balé Folclórico do Amazonas
<><><><><> <>  <><><><><><>
Programação
Teatro Amazonas
Data
Horário
Cia. / Grupo
Espetáculo
07.08
Dom
19h
Cerimônia de Abertura
Homenagem ao Presidente de Honra – HULDA BITTENCOURT
Cisne Negro Cia de Dança
Duo “Sabiá”
CDA
“Milongas”
08.08
Seg
19h
CIA REFLEX’US

LAGO DOS CISNES
ENTRECORPUS CIA DE DANÇA
UM CORPO EM 3 ESTUDOS
09.08
Ter
19h
CORPO DE ARTE CONTEMPORÂNEA
SONORO
INDIOS .COM CIA DE DANÇA
RASTROS HÍBRIDOS
10.08
Qua
19h
Homenagem – Sergio Cardoso e Sr. Nonato T.A
CONTÉM DANÇA E CIA
EPISÓDIO 1
FRANCISCO RIDER/PROJETO CÊNICO CORPORAL UMA

BLOCORPO
11.08
Qui
19h
CIA DE DANÇA UATÊ
OBJETO RITUAL
CIA CASARÃO DA DANÇA
SOBRAS
12.08
Sex
19h
Homenagem Póstuma – Paulo Baraúna
GEDAM
PIONICES
DIÁRIO, FLORES E SENTIMENTOS
CIA DE DANÇA PATRÍCIA MARQUES
13.08
Sáb
19h
Teatro Amazonas
Cerimônia de Encerramento
Lula Washington Dance Theatre




<><><><><><> <><><><><><> <><><><><><>
mostra nas escolas
nos espaços dos Núcleos Jovem Cidadão
Data
Horário
Cia. / Grupo
Local
02.08
Ter
9h
COMO CANSA USAR ROUPAS NO TRÓPICOS-DENNI SALLES
Escola Estadual Cunha Melo/ Raiz – Centro Sul
03.08
Qua
9h
A FAVELA - CIA EXPRESSÃO & VIDA
Escola Estadual Waldocke Fricke Lira/ Pq São Pedro – Zona Norte
04.08
Qui
9h
CABOLCO RIBAMAR-GRUPO DE DANÇA ARTE PELA ARTE
Escola Estadual Sebastião Augusto Loureiro Filho/ Sta. Etelvina – Zona Leste


mostra paralela nos Espaços da Cultura
Data
Horário
Grupo
Local
09.08
Ter
15h
A FAVELA-CIA EXPRESSÃO E VIDA
Teatro da Instalação
10.08
Qua
18h
COMO CANSA USAR ROUPAS NO TRÓPICOS-DENNI SALLES
Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola
11.08
Qui
09h
CABOCLO RIBAMAR-GRUPO DE DANÇA ARTE PELA ARTE
Centro de Convivência do Idoso da Aparecida
Mostra Livre
Data
Horário
Grupo
Local
12.08
Sex
15h
a definir – 30 Cias
Teatro da Instalação



<><><><><><> <><><><><><> <><><><><><>
Programação – Interior
Comunidade Nossa Sª da Conceição II (manacapuru)
Data
Horário
Cia. / Grupo
Espetáculo
06.08
Sáb
19h
Balé Folclórico
Flor das Águas



<><><><><><> <><><><><><> <><><><><><>
Programação Acadêmica
Oficinas
Data
Horário
Tema
Oficineiro
Local
29 a 31.07
Turma 1: 18h a 19h30
Processos Criativos
Ana Pi
Palácio da Justiça
Turma 2: 19h30 as 21h
04 a 06.08
Turma 1: 18h a 19h30
Dança do Ventre
Mahira Hasan
Palácio da Justiça
Turma 2: 19h30 as 21h
14.08
16h 17h
Dança Moderna, Jazz e Afro
Lula Washington Dance Theatre
Palacete Provincial
15 a 16.08
18h as 21h
Ópera em Processo
Francisco Mayrink
Teatro da Instalação
19 a 21.08
18h as 21h
Dança de Rua
Mauricio de Souza
Arena Amadeu Teixeira
Convivências
Data
Horário
Tema
Artista
Local
08.08
Seg
16h as 17h
-
Hulda Bittencourt
Palácio da Justiça
Debates
Data
Horário
Tema
Mediador
Local
08 à 12.08
21h
Espetáculos do Teatro Amazonas
Paulo Paixão
Teatro Amazonas