sábado, 13 de agosto de 2011

LULA WASHINGTON DANCE THEATRE NO 3º FESTIVAL AMAZONAS DE DANÇA-FAD


Nesse sábado (13), a partir das 19h, o 3° Festival Amazonas de Dança se despede do palco do Teatro Amazonas com Lula Washington Dance Theatre, apresentando “Global Village”, “Angelitos Negros” e “We wore the mask”. O 3° FAD é mais uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, em parceria com Aprodam.

A Lula Washington Dance Theatre (LWDT) é um corpo de dança de repertório com a base em Los Angeles, que apresenta coreografias provocativas e inovadoras de Lula Washington. A companhia viaja internacionalmente e tem sido recebida com aclamação e admiração. O coreógrafo tem se focado no uso da dança para explorar questões sociais e humanitárias, incluindo aspectos da história e cultura afro-americana.

Fundada em 1980 por Lula e Erwin Washington, na área do Centro Urbano do Sul de Los Angeles – Califórnia, a Lula Washington Dance Theatre tornou-se uma das companhias de dança contemporânea afro-americana mais admiradas no Ocidente – conhecida por sua dança cheia de alta energia e poder, coreografia original e residências educacionais excepcionais.

A Companhia é composta por jovens e atléticos bailarinos, preparados no Estúdio de dança Lula Washington do centro urbano, são eles: Micah Moch,Michael Battle, Dwayne Brown, Christopher Nolen, Eliezar Rabello, Keisha L. Clarke, Lynet Shiff, Queala Clancy, Mary Runkle, Haniyyah Muhammad. Enquanto Lula Washington incentiva seus bailarinos a serem excelentes intérpretes, ela também enfatiza a importância de serem líderes em suas comunidades. O repertório de LWDT revela honestidade, integridade, criatividade de poder incomparável – tendo Lula Washington como a principal coreógrafa e “voz” do grupo.

A Lula Washington estende sua coreografia com danças de mestres artistas Donald McKayle; Katherine Dunhan; Donald Byrd (“The Color Purple”; Louis Johnson (“The Wiz”); Christopher Huggins e do ícone local, Rudy Perez. A companhia também apresenta trabalhos de coreógrafos talentosos como Tamica Washington-Miller, Diretora Associada da LWDT.

O primeiro espetáculo da noite, “Global Village- Uma Celebração Cultural”, é uma homenagem a dança urbana que incorpora estilos variados. Celebra o conceito universal que a dança é espiritual, elevadora e alegre. “Na Celebração Cultural, eu tomei a música do guerreiro urbano africano Fela e criei uma dança contemporânea que abrangesse o conceito de que povos africanos possuem comunidades e marcas por todo o mundo”, revela Washington.

Já “Angelitos Negros” retrata uma mulher negra que ao olhar para as belas cenas do céu nas paredes da igreja, percebe que todos os anjos pintados eram brancos. Ela se pergunta: Não existem anjos negros no céu? Ela pede ao pintor para incluir um anjo negro na próxima vez que ele fosse fazer uma pintura celestial. Esta dança é parte de um trabalho mais elaborado de Mr. McKayle chamado “Canções do Deserdado” Aquisição de “Canções do Deserdado”.

E finalizando a apresentação, “We Wore The Mask” celebra a remoção das velhas máscaras que um dia foram necessárias pra se sobreviver na América. Uma vez removida, a nova face é revelada cheia de vivacidade, energia, sensualidade, alma, espírito, fogo e beleza verdadeira que reside dentro de nós.


FONTE:http://www.culturadoam.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário