quarta-feira, 10 de agosto de 2011

HOMENAGENS PARA SÉRGIO CARDOSO E RAIMUNDO NONATO NO 3º FAD

A noite desta quarta-feira (10) será tomada por grandes emoções no palco do Teatro Amazonas, além dos dois espetáculos exibidos pela mostra principal: “Episódio 1”, da Contêm Cia. de Dança, e “Blocorpo” de Francisco Rider, o 3° Festival Amazonas de Dança (FAD) homenageia o artista plástico e dramaturgo, Sérgio Cardoso, e o cenotécnico e funcionário mais antigo do Teatro Amazonas, Raimundo Nonato, ou simplesmente Nonatinho. O 3° FAD é mais uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura, em parceria com a Aprodam.



Sérgio Cardoso
Não precisou de muito para que os participantes do II Seminário de Revisão Crítica da Dança, realizado em Julho deste ano, escolhessem os homenageados do 3º FAD. “A escolha foi feita como um sentimento de retribuição por todo o trabalho realizado por essas pessoas, que ajudaram a dança e, principalmente, os artistas no Amazonas”, explicou Mônica Loureiro, presidente da Aprodam.



Sempre com a preocupação social em suas obras, Sérgio Cardoso foi além das telas, passou a escrevertextos de dramaturgia, tornou-se diretor de espetáculos teatrais, programas culturais, cenógrafo e projetista de espaços cênicos. Na década de 80, liderou a coordenadoria de assuntos culturais da Seduc, foi criador do projeto “Dança escola” e a partir dele nomes como Francisco Rider, Augusto Domingos, Francis Baiardi, Adalto Gil, Jorge Kennedy ganharam destaque no cenário Amazonense. “Somos gratos pela iniciativa que ele (Sérgio Cardoso) teve de fazer com que a dança chegasse às classes menos favorecidas”, comenta Marta Martins, ex-coordenadora de dança do Projeto.



Raimundo Nonato
Já o segundo homenageado, Raimundo Nonato, pôs os pés no Teatro Amazonas pela primeira vez em 1974, durante a 3º reforma do monumento. Foi pedreiro, porteiro, indicador, vigia, agente administrativo, bilheteiro e hoje, com muito orgulho e história pra contar, faz parte da equipe de cenotécnica. “O Nonato também foi escolhido por sua contribuição, mas principalmente pela simpatia e solidariedade num trabalho incansável de aceitação dos artistas. Ele nos recebe de braços abertos no teatro, além de ter sempre uma palavra de otimismo e garantia de que o trabalho vai ser realizado com sucesso. Não tem quem não se encante”, afirmou Loureiro.



Os ingressos para as apresentações no Teatro Amazonas ainda estão à venda na bilheteria do próprio teatro, de segunda a sábado, das 9h às 17h, no valor de R$ 5, para as apresentações até 12 de agosto, e para a noite de encerramento (13), o valor do ingresso é R$20, estudantes e idosos pagam meia.



CONTÉM DANÇA E CIA

HISTÓRICO



Contêm Dança e Cia foi criada em 2008 pela interprete – criadora Francis Baiardi. Trabalha com dez profissionais para a realização de seus trabalhos artísticos. Tem como objetivo pesquisar, criar obras e buscar uma reflexão sobre a dança.



SINOPSE – (Episódio 1)



Episódio 1 propõe investigar através da dança contemporânea, o corpo e seu comportamento entre os planos: real e virtual, relacionando à simulação e o simulacro, o espetáculo trabalha com um corpo físico real, às vezes substituído pela subjetividade virtual.



FICHA TÉCNICA



Francis Baiardi





FRANCISCO RIDER – PROJETO CÊNICO CORPORAL UMA



HISTÓRICO



Premiado com o premio FUNARTE Klauss Vianna de Dança em 2007, 2008, 2010 e premio PROARTE em 2009 e 2010. Rumos Dança do Instituto Cultural Itaú de São Paulo. Movimentos de Dança do SESC São Paulo em 1993, 1994 e 1995.



SINOPSE (Blocorpo)



Blocos de Concreto, corpo formam uma ambiência em que a construção de negociação relacional amalgama entre esses meios será desenvolvida com ênfase às constantes reorganizações da paisagem Blocorpo. A concepção dialoga com as linguagens da dança contemporânea e das artes visuais.



FICHA TÉCNICA



Francisco Rider, Damares D’arc, Yara Costa, Francis Baiardi, Branco Neto e Getúlio Lima
 
 
 
FONTE:http://culturadoam.blogspot.com/2011/08/festival-amazonas-de-danca-faz.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário