Nesse sábado (06), às 19h, o 3° Festival Amazonas de Dança desembarca na Comunidade Nossa Senhora da Conceição II, localizada no município de Manacapuru, com o espetáculo “Flor das Águas” do Balé Folclórico do Amazonas. O 3° FAD é uma realização do Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, em parceria com a Aprodam.
Esta apresentação faz parte das ações propostas no Projeto de Interiorização da Cultura, elaborado pelo Governo do Amazonas. “Mais uma vez, estamos consolidando a Política de Interiorização Cultural. Este ano, já estivemos em Iranduba com o 15° Festival Amazonas de Ópera, em Silves com o 6° Festival Amazonas Jazz e ainda iremos para mais três municípios até o final do ano. Além disso, tanto no Festival de Dança quanto no de Teatro, os grupos, que farão parte da programação, se comprometeram a levar um espetáculo para um município, ampliando nossas ações de interiorização”, explica o secretário estadual de cultura, Robério Braga.
Na Comunidade Nossa Senhora da Conceição II, o espetáculo “Flor das Águas” ganhará o cenário perfeito para sua montagem, pois o clima interiorano tem tudo haver com o contexto da obra, que se passa numa comunidade distante do Amazonas, onde uma jovem deu a luz a uma menina chamada Naiá.
Naiá era encantada com o brilho da lua, pois na comunidade todos lhe contavam a história de que, durante a noite, a Lua seduzia alguns caboclos para buscar moças virgens na terra e depois as transformava em estrelas no céu. A menina adorava essa história e sonhava com o dia em que Lua viesse buscá-la.
Numa certa noite, enquanto todos dormiam Naiá saiu pela floresta a fim de que Lua pudesse vê-la e a transformasse em uma estrela. Ao caminhar na margem do rio, a jovem viu o reflexo da Lua refletido nas águas e cheia de desejo, atirou-se imediatamente ao seu encontro. Ela então nunca mais foi vista.
Enquanto todos procuravam por Naiá uma linda flor nascia sobre as águas do rio. Agora contam os caboclos que a Lua percebendo o esforço de Naiá em ser estrela, retirou-a do fundo do rio e a transformou em uma estrela diferente a estrela das águas, Vitória-Régia.
Histórico do Balé Folclórico do Amazonas
O Balé Folclórico do Amazonas foi criado, em 2001, pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, com o objetivo de apoiar, resgatar e divulgar as ações destinadas a valorização e dinamização das danças folclóricas regionais do Amazonas. Durante esses anos o Balé realizou a produção de vários espetáculos: “Manaus Mana D'agua”, “Bem do Interior”, “Causos de Cunhã”, “Tocada Natureza”, “Povo do Sol”, “Verde dos Encantados”, “Missa Cabocla”, “O Mundo de Yebá”, “Amazonas e Flor das Águas”.
Ficha Técnica
Direção Artística: Conceição Souza
Assistente de Direção: Muriell Gonçalves
Pesquisa e Coreografia: Muriell Gonçalves e Rosi Rosa
Ensaísta: Rosi Rosa
Elenco: Alessany Negreiros, Amanda Pinto, Cleiton Lopes, Gabriel Rebelo, Herleson Souza, Isabelle Noronha, Joelme Cunha, John Willian, Jonatas Amaral, Josinaldo Sampaio, Juliana Ângelo, Louise Lins, Luana Neves, Magda Carvalho, Márcia Caster, Moandro Vieira, Rodrigo Colares, Sirlane Barbosa, Thiago Farias, Wagner Junior, Washington Clementino, Willanir Lima e Wilson Junior.
FONTE:http://culturadoam.blogspot.com/search?updated-max=2011-08-09T13%3A47%3A00-04%3A00&max-results=5
Nenhum comentário:
Postar um comentário